4 atitudes para receber bem o estagiário na empresa

Empresas

A experiência do estágio é, para o estudante, uma possibilidade de colocar em prática o conteúdo apresentado em sala de aula. E, para você, gestor, pode ser uma oportunidade de ser um supervisor melhor caso decida praticar ações visando proporcionar o melhor acolhimento possível para esse estudante.

Seguindo os quatro passos a seguir, você desenvolve habilidades de relacionamento, empatia, acolhimento e liderança. As dicas são baseadas em artigo da palestrante Jodi Glickman para a Harvard Business Review. Confira:

 

1 – Prepare a equipe para receber o novo estagiário

Visando evitar o desconforto de o estagiário perceber que os colegas da equipe não sabiam sobre sua chegada na empresa, o ideal é recepcionar o novo estagiário ou delegar essa tarefa para outro membro da equipe.

Perguntas como ”Quem é você?” “Vai trabalhar em que setor?” podem manchar sua imagem como gestor. Dessa forma, procure avisar antecipadamente sua equipe a respeito da chegada da nova pessoa, mostrando para ela, em seu primeiro dia, que ela é bem-vinda.

 

2 – Converse com o estagiário sobre objetivos profissionais

O estagiário chega com muita energia, vontade de se mostrar útil e disposto a contribuir com suas funções. Por isso, é importante conversar com ele sobre as possibilidades de crescimento, o que a empresa pode lhe oferecer e para onde o mercado está caminhando.

Dessa forma, o estudante verá, na prática, como ele pode desenvolver-se como profissional. E mais: conversar com alguém que ainda está na faculdade sobre tendências em determinada área pode, inclusive, contribuir para a sua própria carreira.

 

3 – Tenha materiais informativos à mão para instruir o estagiário

Para que seu estagiário tenha um desempenho satisfatório, indicamos que você tenha sempre algum material da empresa à mão para instruí-lo em caso de dúvidas, como relatórios passados, manuais, entre outros.

É importante que ele passe por esse processo de aprofundamento nos métodos utilizados pela empresa, para adaptar-se à cultura organizacional, implementando-a aos seus hábitos.

 

4 – Defina previamente as ‘regras’ da empresa

Lembre-se de que o estagiário novo desconhece as regras da empresa. Por isso, é importante avisá-lo sobre horários, que traje é apropriado no escritório, ou que redes sociais estão permitidas de serem consultadas.

Dessa forma, você evita que ele, por exemplo, vista uma roupa social em sextas-feiras informais, ou seja chamado atenção por não cumprir a hora do almoço correta.

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.