Saiba como se comportar em entrevistas

Estudantes

Sua entrevista está marcada e fica a pergunta no ar: “E agora, como devo me comportar?! Que roupa vestir?! O que devo falar?!”.

Essas são algumas das questões que aterrorizam a maioria das pessoas antes das entrevistas de estágio e emprego.

Para desmistificar este bicho de sete cabeças que as pessoas pensam que é a entrevista, a Fundação MUDES divulgou ao longo do mês de junho algumas dicas na nossa Fanpage no Facebook.

Mas calma! Se você perdeu alguma dica, fizemos um resumo com todas elas e disponibilizamos aqui no nosso site. Confira abaixo:

1. Chegar no horário é primordial

Saia de casa com antecedência e, antes do dia da entrevista, se prepare para saber como chegar no endereço solicitado. Pesquise ruas, pontos de referência, meios de transporte, a forma mais fácil e rápida de chegar ao seu destino. Isso demonstra que o candidato se preocupa com a pontualidade e é prevenido.

Para isso, você pode pesquisar na internet. Hoje, diversos sites podem nos ajudar nessa pesquisa. Alguns deles: Google Maps (para verificar pontos de referência, ruas próximas e etc), Site do BRS (http://www.fetranspor.com.br/brs/ – em alguns locais, como no Centro do Rio, o ônibus só param no ponto certo, então é bom saber onde é o ponto do seu ônibus) e Guia de Intinerários (http://www.rioonibus.com/guia_de_itinerarios/index.asp – você pode conferir o trajeto do ônibus e ver se ele passa ou não no local desejado)

2. Revise seu currículo antes da entrevista

O seu currículo deve ser claro e objetivo! Verifique se as informações estão atualizadas (e-mail, telefone dados pessoais, cursos, etc.), se tem algum erro de português. Além disso, prepare o currículo para aquela oportunidade que você está sendo entrevistado. Cursos que não tenham a ver com a vaga, devem ser retirados do currículo.

E não se esqueça: Não minta no seu currículo! Não coloque  informações pela metade, para tentar enganar o entrevistador sobre qualificações que não possui. E nada de colocar RG e CPF nos currículo.

3. Atenção para a roupa 

Meninas, não usem roupas decotadas nem muitos acessórios e cuidado com a maquiagem, nada de exagero. Os meninos, usem calça, sapato fechado barba e cabelo cortado. Como já dizia o ditado, “aparência é tudo”.

Não esqueça de desligar o celular. Não pega nada bem o celular tocar durante a entrevista.

 A primeira impressão é a que fica! Então acredite no seu potencial e esteja preparado para “vender seu peixe”, mas sem mentiras. Não invente respostas quando o entrevistador perguntar sobre algo que não tem conhecimento. Seja sincero sobre suas habilidades.

4. Outras dicas

Fale devagar e pausadamente e seja direto nas respostas. Não fale mal de empresas onde trabalhou anteriormente, isso mostra um comportamento negativo diante do entrevistador.

Após ser apresentada a proposta de emprego, se tiver alguma dúvida sobre a vaga, faça perguntas, não há nenhum problema nisso.

Procure encarar a entrevista como um bate papo e não um questionário.

 Algumas perguntas são comuns nas entrevistas. Esteja preparado para respondê-las. Por exemplo:

 – Fale sobre você: fale o que realmente interessa naquele momento.

 – Pontos Positivos e Negativos: Tente responder essas perguntas antes de chegar na entrevista, e esteja preparado para exemplificar e detalhar, sem mentir. Não tenha medo de dizer seu ponto negativo, diga-o e equilibre falando como você faz para lidar e tentar melhorar.

 – Por que acha que devemos lhe contratar: mencione alguns diferenciais seus e como eles podem gerar resultado para a empresa.

Se cadastre e tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.