Diante de uma economia desacelerada, muitos gestores brasileiros estão procurando alternativas para diminuir seus custos.
Uma delas é contratar estagiários que, além de ser uma mão de obra mais acessível financeiramente, podem se revelar como potenciais talentos para seguir um trabalho brilhante na instituição.
E esse é um dos desejos dos empresários com quem sempre conversamos. Eles revelam um anseio por jovens que atendam às expectativas do negócio, mas há uma certa apreensão quando o profissional nem concluiu sua formação e está dando ainda os primeiros passos na carreira.
Mas como saber se o candidato à vaga de estágio tem o perfil que a sua empresa precisa?
Em primeiro lugar, é importante observar as características técnicas e comportamentais do candidato por meio de um criterioso processo seletivo que pode envolver desde uma simples entrevista de triagem até a análise comportamental por meio de entrevistas individuais e dinâmicas de grupo, além da aplicação de testes.
Diante da possibilidade de tantas etapas até a escolha do candidato, você pode estar se perguntando: mas por que tanto critério no processo de seleção de um estagiário?
Bem, isso acontece porque escolher um estagiário é tão importante quanto escolher um profissional efetivo. E contribuir para o aprimoramento de estagiários talentosos pode ser o primeiro passo para a transformação desses estagiários em futuros gestores comprometidos com o crescimento da empresa.
Estagiários hoje, funcionários amanhã
Em um processo seletivo, certamente o olho no olho e a observação das competências de um candidato são elementos importantes para a escolha do perfil ideal à vaga.
Porém, a experiência do recrutador em fazer a conexão entre as necessidades da empresa e o perfil profissional é o que vai fazer toda a diferença no recrutamento de candidatos que possam se tornar futuros colaboradores.
A equipe técnica da Fundação MUDES responsável pelo recrutamento, por exemplo, encaminha de três a cinco candidatos para a escolha final do gestor, que costuma definir previamente as etapas e as ferramentas que deverão ser utilizadas durante o processo seletivo.
Solicite aqui convênio com a Fundação Mudes para sua empresa.
Mais Dicas para contratar um estagiário
- Em um primeiro contato, observe características pessoais importantes dos candidatos, como a vontade e a capacidade de aprender, já que as habilidades técnicas serão testadas no dia-a-dia.
- Em uma dinâmica de grupo, considere competências comportamentais dos candidatos como raciocínio crítico, autoconfiança, iniciativa e outros.
- Preste atenção em candidatos que não tenham receio de expressar a sua personalidade ou opinião própria, dentro de um limite de bom senso, é claro.
- Candidatos que desenvolvem projetos paralelos e trabalhos voluntários normalmente são mais propensos a se interessarem por assuntos que vão além da área em que estudam e, consequentemente, podem trazer algo novo à empresa.