Entrevista online: dicas para o RH otimizar e realizar o recrutamento virtual

Empresas

A entrevista é uma das etapas mais importante no processo seletivo. Por meio dela, o recrutador se aprofunda na trajetória profissional e perfil sociemocional do candidato. O isolamento social, reflexo da pandemia de coronavírus,  impactou de muitas maneiras o setor de Recursos Humanos: o resultado foi a prática da entrevista online como uma ferramenta para realizar o recrutamento virtual.

Para ajudar os profissionais de Recursos Humanos, trouxemos dicas sobre como o RH pode otimizar a entrevista online e realizar o recrutamento virtual de forma mais assertiva e otimizada.

Entrevista online: O recrutamento virtual

Nesse momento, em que muitas empresas optaram pelo trabalho remoto como forma de garantir a saúde dos colaboradores, a entrevista online também precisou ser readequada a nova realidade, o recrutamento virtual.

Sabemos que a entrevista é fundamental no processo seletivo mas e a entrevista online? Como garantir, mesmo virtualmente, que se observe pontos importantes no candidato – como em uma entrevista presencial?

O uso de ferramentas ou aplicativos com vídeo no recrutamento é uma solução eficiente. No entanto, mesmo sendo uma entrevista online, a sua condução não deve ser completamente modificada. O que é necessário é readequar a configuração da entrevista presencial ao ambiente virtual.

Assim como nas conversas físicas, existem perguntas-chave que precisam ser realizadas. É necessário ficar atento para que as particularidades e competências dos concorrentes sejam avaliadas durante o recrutamento.

Como otimizar a entrevista por vídeo

Nesse momento, apesar da distância física, é preciso reforçar as conexões. Para isso, nada mais eficaz do que a troca por meio do contato visual. Dessa forma, avise previamente aos candidatos que a chamada de vídeo é o formato de condução da entrevista preferencial para o recrutamento virtual.

Assim como a videoconferência é preferível para a entrevista online , o áudio é tão importante quanto a imagem e deve estar claro e sincronizado com o vídeo. Não existe nada pior que uma entrevista online onde a comunicação, tanto visual quanto auditiva ocorre de forma prejudicada.

Como otimizar e ser assertivo no processo seletivo online

  • Saiba como montar um roteiro de entrevista
  • Quais aspectos devem ser observados no candidato
  • Como verificar as condições técnicas da entrevista em vídeo
  • Funcionalidades que podem ser usadas na entrevista em vídeo

 

Benefícios da entrevista online

  1. Dinamiza o processo de avaliação do candidato.
  2. Os custos para o processo seletivo no recrutamento virtual tende a ser menor. É possível economizar também o tempo com  encontros presenciais, deslocamento e até pagamento de horas extras dos profissionais envolvidos no recrutamento.
  3. Por meio dessa ferramenta, também se torna possível fazer contato com talentos que morem em outras cidades/estados. Não havendo necessidade de uma das partes fazer o investimento no translado.

 

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.