O fascínio que ainda gira em torno dos millennials, as pessoas da geração Y – com idade entre 22 e 36 anos – desenvolveu um forte segmento no mercado de consultoria devido ao interesse empresarial por conhecê-los, desvendando seu comportamento num ambiente corporativo.
Se o ingresso da geração Y no mercado de trabalho causou um furor no que tange o entendimento destes profissionais, você já consegue imaginar como será com relação à geração Z – os jovens com até 21 anos.
Sua empresa pode estar se perguntando como os jovens Z influenciarão o mercado de trabalho.
Enquanto os millennials buscam oportunidades de estágio e trainee, os da geração Z estão nos primeiros degraus da inserção profissional, buscando oportunidades de programas de aprendizagem ou, até mesmo de estágio.
Confira os principais itens sobre estas gerações que podem contribuir para os processos de recrutamento e gestão de pessoas da sua empresa:
A relação entre as gerações Y e Z
Os profissionais da geração Y nasceram em um período repleto de avanços tecnológicos. Costumam ser abertos ao diálogo, rápidos e de mente aberta a novas ideias e possibilidades.
Ao trabalhar com estagiários ou trainees, sua empresa pode aproveitar o relacionamento com essa geração para atualizar-se, encarando essa mudança como uma oportunidade de criar novas formas de liderança e de motivação.
Já os jovens da geração Z não conheceram um mundo sem internet. Por isso, os jovens Z têm um comportamento intimamente ligado ao meio digital. São profissionais que conseguem realizar tarefas diversas simultaneamente: ouvem música, escrevem textos, acessam a sites, checam as redes sociais, tudo ao mesmo tempo.
Funcionários multitarefa
Se você parar para pensar que, em breve, os jovens Z estarão aptos a trabalhar, suas características poderão trazer diversos benefícios à companhia, desde que, é claro, elas sejam bem aproveitadas.
No entanto, se os funcionários multitarefa ficarem desprovidos de instruções, correm o risco de perder o foco nas suas atividades, perdendo a noção do que é prioritário. Apesar disso, com o treinamento adequado, podem alcançar índices de produtividade excelentes.
Os jovens enxergam a empresa de uma forma ampla, devido à sua visão sistêmica do mundo. Dessa forma, compreendem as conexões da companhia, assim como a importância de mantê-las conectadas.
Conheça mais sobre a Geração Y e Z

Baixe gratuitamente o ebook aqui.
Quer incorporar novas gerações dentro da sua empresa? Solicite aqui convênio com a Fundação Mudes para a contratação de estagiários.