Como ir bem em uma entrevista online

Estudantes

Você sabe como se portar diante da câmera em uma live no Facebook ou no Instagram? E se receber convite para uma entrevista por Skype, WhatsApp ou um debate via Zoom? Participaria com segurança? Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento, as empresas precisaram adotar as entrevistas online, por meio de videoconferência. A prática, que antes era restrita somente a alguns processos seletivos, passou a ser rotineira. Então, falar diante das câmeras é algo que deverá ser incorporado à rotina de quem busca por uma vaga de trabalho ou estágio.

Por isso, a Fundação Mudes elaborou este material com as melhores dicas para você sair na frente e garantir seu sucesso nas entrevistas por videoconferência. Confira a seguir.

Escolha uma roupa adequada

Na entrevista online é importante estar apresentável, demonstra que você se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para essa ocasião.

 

Olhe diretamente para a câmera
Para a entrevista online, evite ficar com o olhar perdido e distraído. Olhe diretamente para a câmera, mostrando confiança para o recrutador.

 

Fique atento ao delay e espere antes de responder

Muitas vezes, nas entrevistas online, acontece um delay. Por isso, é importante fazer uma pausa antes de responder as perguntas e depois responder pausadamente. Além disso, saber o momento certo de falar é importante também.

 

Ensaie respostas

Treine suas respostas para relembrar os seus pontos fortes. Escutar a si mesmo falando sobre sua trajetória profissional e acadêmica faz com que se sinta mais seguro!

 

Faça um teste técnico

Tente fazer uma conexão experimental um dia ou mais antes, ou ligue para alguém. Dessa forma, se houver um problema, poderá identificar e resolver com calma. Faça também testes de velocidade na internet para verificar a qualidade da conexão.

 

Escolha um lugar adequado

Escolher o local para realizar a videochamada, é muito importante. O lugar deve ser silencioso e organizado, garantindo que não haverá interrupções e nem barulho.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.